Complexo de Inferioridade: Entenda o que é e Sintomas
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre Complexo de Inferioridade, uma questão cada vez mais recorrente que pode afetar a todos nós de uma maneira singular, ocasionando em sentimentos que impactam negativamente na nossa vida.
Para que possa entender sobre o que de fato se trata esse complexo, siga conferindo logo abaixo as principais informações acerca do mesmo, bem como seus sintomas mais comuns, olha só:
O que é Complexo de Inferioridade?
Denominamos como Complexo de inferioridade a sensação constante de que não está de acordo com os padrões necessários, seja com relação a ideais de beleza ou com relação ao que julga necessário para desempenhar uma determinada atividade, dentre outras possibilidades.
Sendo assim, é uma causa diretamente associada a baixa autoestima, visto que por consequência desse complexo as pessoas que o possuem não confiam em si mesma, desanimando e por vezes nem mesmo fazendo tentativas diante daquilo que desejada, justamente por julgar impossível para si.
O que leva uma pessoa a ter Complexo de inferioridade?
O Complexo de inferioridade surge, sobretudo, de maneira inconsciente. Por isso, é comum que os pacientes enquadrados nesse campo não desejem ter essas sensações, tampouco consigam explicar a razão pela qual ela surge.
No entanto, em geral, podemos relacionar o surgimento desse complexo com um histórico de abusos, como quando uma pessoa sofre muito bullying, agressões verbais ou até mesmo físicas.
Isso porque ter sido subjugada de maneira constante colabora para que a vítima se convença desse local de inferioridade, dando seguimento a essa posição de desfavorecimento.
Sintomas mais comuns:
Como esse Complexo surge de maneira que foge da nossa própria compreensão, entender a necessidade de buscar pela ajuda de um Psicólogo é o primeiro passo para o tratamento e melhora do problema, o que pode ocorrer por meio da identificação de sintomas.
Assim, ainda que eles sejam particulares e possam ser percebidos de maneira diferente a cada caso, os sintomas mais recorrentes para se ter em vista são os seguintes:
- Receio em se relacionar com o outro;
- Auto sabotagem;
- Baixa autoestima;
- Enxergar apenas defeitos em si;
- Se julgar incapaz;
- Desânimo;
- Comparações em excesso;
- Preocupações constantes com relação aos outros.
Atualizado em: 11/12/2023 na categoria: Temas em Geral