Medo de Morrer: O que pode ser e Como lidar?

É natural que os seres humanos possuam medos, o que inclusive funciona como um método de defesa para que evitar riscos. No entanto, quando eles aparecem de forma excessiva ou sobre eventos que não podemos controlar, pode evidenciar a necessidade cuidar disso com a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

Exemplo disso é o Medo de morrer, que é mais comum do que se pode imaginar e pode ser tratado em casos mais graves, onde o receio é tão grande que limita tudo aquilo que poderia fazer, incluindo até mesmo sair de casa para passeios. Abaixo, continue entendendo sobre:

Qual a Síndrome do medo de morrer?

Quando o medo de morrer é apresentado de forma muito intenso, pode ser classificado Tanatofobia, uma síndrome que é marcada pelo pensamento constante acerca da morte, pensando sobre a mesma de uma forma negativa e repleta de receios, ainda que de forma consciente possa ser percebida como um evento natural.

Ligado a isso, o paciente além de pensar nisso de forma recorrente, ainda fica nervoso e ansioso diante de situações que possam ocasionar sua morte, fazendo com que mesmo as atividades mais simples possam se tornar mais complicadas.

Por sinal, é possível desenvolver outras fobias a partir dessa, incluindo o medo de ações e lugares que gerem impressão de perigo.

Como lidar com o medo da morte?

Além de buscar ajuda especializada com psicólogos e psiquiatras, a forma de conseguir lidar melhor com esse medo é mudando a forma com a qual encara a vida.

Dessa forma, ao entender a importância de cada momento de forma individual, poderá aproveitá-los de uma melhor maneira, se permitindo entender que melhorar hábitos não irão te garantir uma vida eterna, mas farão com que os dias vividos sejam muito melhores.

Para isso, busque se expor a novas atividades, esteja próximo de quem ama e busque meios de realizar sonhos, fazendo com que se aproximem cada vez mais da realidade.

Possíveis causas

É comum que o medo da morte surja pelo descontrole da própria vida, já que quando estamos passando por um momento difícil em determinada área, desejamos encontrar algo no que possamos nos apegar. Assim, ver que nem mesmo a nossa vida é previsível pode se tornar um grande problema.

Após a perda de pessoas especiais, esse sentimento também pode surgir de forma intensamente, principalmente por se colocar no lugar de quem se foi e perceber que a morte pode acontecer em qualquer momento, mesmo que ainda hajam desejos a serem concretizados.

Sintomas associados

O medo da morte em si já é o principal fator para obter o diagnóstico, mas ligado a esse que é o principal ponto, podemos ainda encontrar sintomas associados como:

  • Pensamentos violentos;
  • Dificuldade para socializar;
  • Desejo de fuga.

2024.06.28

Atualizado em: 21/07/2024 na categoria: Interpessoalidade