Transtorno Opositor Desafiador

Também conhecido através da sigla TOD, o Transtorno Opositor Desafiador pode ser identificado ainda na infância, demandando atenção tanto para que o diagnóstico seja realizado quanto para que possa ser devidamente tratado.

Abaixo, seguimos trazendo as principais informações sobre ele para que possa tirar suas dúvidas e entenda mais acerca do assunto. Continue conferindo:

Quais as características do transtorno opositor desafiador?

Existem até mesmo níveis dentro do transtorno como um todo, e em razão disso estabelecer suas características de forma tão específica acaba não sendo tão simples. Ainda assim, podemos estabelecer os principais sintomas associados ao TOD, sendo eles os seguintes:

  • Importunação intencional de outras pessoas;
  • Irritabilidade;
  • Atos de crueldade;
  • Picos de violência;
  • Hiperatividade;
  • Dificuldade para se concentrar.

Sendo assim, ao identificar os sintomas mencionados é indicado que busque por ajuda médica, fazendo com que seja possível iniciar o seu tratamento após diagnosticado o transtorno.

Como identificar se a criança tem TOD?

Para que se chegue ao diagnóstico de crianças quando há suspeitas de que tenham o Transtorno Opositor Desafiador, o ideal é que busque por um psiquiatra infantil, profissional que poderá chegar ao melhor resultado a partir de um trabalho voltado para essa faixa etária, entendendo suas especificidades.

Assim, ele irá buscar compreender o caso, incluindo as características apresentadas pela criança e o histórico da mesma, incluindo vida familiar e escolar, por exemplo, bem como histórico de saúde apresentado.

Esse trabalho ainda pode ser realizado de maneira conjunta com psicólogos e professores, incluindo outras visões.

O que o TOD pode causar?

Entre as principais consequências de não tratar esse transtorno, está a piora do quadro, fazendo com que o paciente apresente picos intensos de agressividade, sendo possível que afete e integridade física daqueles que estão próximos.

Com isso, vemos que afeta diretamente o estabelecimento das relações interpessoais, uma vez que não lidam bem com respostas negativas e guardam muito rancor daquilo que acontece, sendo possível que dedique seu tempo para tramar vinganças.

Por não respeitarem figuras de autoridade, como os próprios pais e professores, também crescem sem entender a existência dos limites.

Como é a crise de TOD?

Quem possui TOD tem uma grande dificuldade em lidar com suas próximas emoções, fazendo com que possam estar envolvidos em crises por conta de motivos que podem parecer simples para a maioria das pessoas, mas acabam sendo potencializados nesses casos.

Assim, o paciente se torna agressivo e não mede os seus atos, podendo chorar muito, tentar bater nas pessoas e ser grosseiro por meio das palavras.


2024.07.14

Atualizado em: 19/08/2024 na categoria: Transtornos